LiveZilla Live Help
  (47)3029-2737 (47)98407-9252  


Procedimentos e Documentos para Venda de Imóvel

Quais Documentos Preciso para Vender um Imóvel

Procedimentos e Documentos para Venda de Imóvel

Para quem vai vender um imóvel é muito importante que haja alguns cuidados que vão ser muito importantes para que o negócio seja fechado o mais rápido possível e devem causar uma boa impressão ao comprador. Por isso, deixar o local sempre apresentável para visitação de possíveis compradores, ter as paredes bem pintadas, consertar defeitos mais aparentes, tirar mofo, aparar a grama e deixar todas as instalações elétricas e tubulações de água com a manutenção em dia. Mas atenção, não se deve fazer grandes modificações, pois pode não ficar do gosto do comprador.

Após alguns reparos que provavelmente deveram ser feitos no imóvel para colocá-lo a venda, tome muito cuidado para não pedir um valor muito acima do que está valendo a sua casa, apartamento ou sala comercial, pois você abrirá margem para que o interessado procure imóveis que tenham a mesma qualidade que o seu e por um preço mais em conta.  A avaliação para chegar ao preço justo pode ser feita por um profissional do ramo imobiliário, levando em consideração a região, as condições físicas do imóvel, a localização, vantagens e desvantagens.

Após algumas dicas básicas para ser um bom vendedor, vamos a parte burocrática da venda, onde o vendedor deve estar com toda a documentação necessária para realizar o procedimento como:

Verificar a situação dos documentos do imóvel

É a parte inicial e principal do processo de venda do imóvel, pois a partir disso, deverá ser tomada as providencias necessárias para que o imóvel possa ser vendido dentro das normas. Deveram ser verificados documentos como:

IPTU (imposto predial e territorial urbano): É um imposto brasileiro que cada pessoa que possui uma propriedade urbana, como um apartamento, sala comercial ou casa.

Contas de energia elétrica, água e condomínio para conferência se existem débitos em aberto.

Certidão Vintenária: Certidão que informa sobre a situação do imóvel nos últimos 20 anos em relação a hipoteca, pendência judicial, titularidade, etc.

Matricula do Imóvel atualizada, emitida pelo cartório, para verificação de propriedades e ou inscrições de dividas, hipotecas ou ações judiciais gravadas.

Todas as certidões que comprovem a ausência de débitos, emitidas pela Secretaria da Fazenda , Secretaria do Estado , Prefeitura e etc.

O vendedor da propriedade também deve estar com suas documentações em dia como:

RG e CPF, se casado Certidão de Casamento, cópias dos documentos pessoais do Vendedor.

Comprovante de Endereço, que pode ser as contas de água, energia, telefone ou correspondência bancária em nome do Vendedor.

Para que a venda do imóvel seja justa tanto para o vendedor quanto para o comprador, ambas as partes são responsáveis por:

Contrato de Compra e Venda: Este contrato deve ser elaborado  de acordo com as necessidade das partes, resolver as questões de valores do imóvel  para que possa em fim ser assinado.

Contrato de Intermediação Imobiliária:  elaborar o contrato entre a imobiliária e o vendedor

Se a venda for feita por intermédio de um corretor de imóveis, é importante ressaltar que o profissional deve estar sempre atualizado e informado sobre todos os procedimentos e documentos indispensáveis para realizar a venda de um imóvel, para que o seu cliente possa ser orientado de forma correta. Caso o profissional não tenha conhecimento de todo o processo e surgir alguma irregularidade, o corretor será responsabilizado legalmente. Por isso para que o cliente possa se sentir seguro ao procurar os serviços de um corretor para a venda de um imóvel fique atento aos documentos necessários para fechar com êxito o seu negócio.

Publicado em: 2016-07-07 às 09:52
  • Imobiliária Fratelli CRECI 3405J
  • (47)3029-2737
  • (47)98407-9252  
  • [email protected]
  • Rua Itajaí, 160 - Sala 4
  • Centro, Joinville/SC
  • SIMULADORES